Home + Serviços + Estação Meteorológica

Estação Meteorológica

Estação Meteorológica

A estação meteorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na usina e assim ajudar a proteger a mesma de ventos fortes. A observação meteorológica de superfície, realizada nas estações meteorológicas, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas. A unidade de monitoramento conta com sensores que são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis. Os dados meteorológicos são integrados ao sistema de monitoramento da usina e tem a produtividade e as variantes climáticas analisadas. A estação meteorológica poderá conter os seguintes sensores:
  • Sensor de temperatura e umidade: geralmente são termistores que medem a temperatura e a umidade do ar. Esse sensor deve ficar no abrigo meteorológico para não ser danificado e a altura de sua instalação é aproximadamente 1,5 metros.
  • Anemômetro: é um instrumento que mede a velocidade e a direção do vento. Esse instrumento deve ser instalado a 2 metros de altura em relação ao solo.
  • Piranômetro: registra a radiação solar global e deve ser instalado entre 1,5 e 2 metros de altura.
  • Pluviômetro: mede a precipitação e o tipo de pluviômetro mais utilizado é o de báscula. A área de captação de água (bocal) do pluviômetro deve ficar a 1,5 metros do solo.

Quando o sistema é combinado à I.A, a usina é capaz de prever condições climáticas extremas e prepara os rastreadores para receber rajadas de vento posicionando os módulos paralelos ao solo, reduzindo drasticamente a ação dos ventos sobre a usina.

Posso ajudar?